Home
Agenda
Cinema
Gastronomia
Procurar Cidade
Contactos
Registar
Login
 
PROCURAR

Tarte de maçã, mel e canela

Cidade e Regição de Origem

Portugal

Tipo de Comida

Sobremesas e Pastelaria

Tempo Médio de Preparação

45 minutos

Número de Pessoas

8 pessoas

Nível de Dificuldade (1 a 5)

Nível 1 (Muito Fácil)

Preparação
  • Para a massa: Misture muito bem num processador a farinha, a margarina cortada aos cubos e o açúcar. Coloque esta mistura numa taça de vidro e deite a água. Amasse com as mãos até obter uma mistura compacta.
     
  • Coloque a massa sobre uma mesa e molde-a em forma de quadrado. Embrulhe a massa em película aderente e reserve no frigorífico cerca de 45 minutos.
     
  • Retire a massa do frigorífico, coloque-a numa mesa polvilhada com um pouco de farinha e estenda-a com a ajuda de um rolo da massa. Forre uma tarteira com a massa e pique o fundo com um garfo.
     
  • Para o recheio: Lave, descasque e corte as maçãs em fatias finas. Coloque-as numa taça grande e regue com o sumo de limão para não oxidarem. Deite uma colher de sopa de mel e polvilhe com uma colher de chá de canela e três colheres de sopa de açúcar mascavado. Envolva tudo muito bem e recheie a tarte com este preparado. Deite a restante colher de sopa de mel sobre a tarte e polvilhe com uma colher de chá de canela.
     
  • Leve a tarte ao forno cerca de 30 a 35 minutos até dourar. Retire do forno, desenforme e sirva a tarte de preferência fria.

Ingredientes

Farinha de trigo

Açúcar

Margarina

Água

Maçãs

Canela em pó

Açúcar mascavado

Mel

Sumo de limão

História

A tarte de maçã, mel e canela é uma deliciosa sobremesa que combina o sabor doce e suculento das maçãs com o aroma reconfortante do mel e da canela. Embora não exista uma história específica sobre a criação desta tarte, podemos traçar suas origens até a combinação de ingredientes tradicionais que têm sido utilizados em várias culinárias ao longo do tempo.

As tartes de maçã têm sido uma parte popular da culinária europeia por séculos, com registros de receitas datando de centenas de anos. A maçã é uma fruta versátil e abundante em muitas regiões do mundo, o que a torna um ingrediente comum em diversas sobremesas.

O mel também tem uma longa história na culinária, sendo usado como adoçante natural em muitas culturas antigas. Sua doçura única e complexa adiciona profundidade aos pratos doces e tem sido valorizada por suas propriedades medicinais ao longo da história.

A canela é outra especiaria que tem sido apreciada há milênios por seu sabor distinto e aroma aconchegante. Ela é frequentemente combinada com maçãs em receitas devido à sua compatibilidade de sabores.

A combinação desses ingredientes em uma tarte cria uma sobremesa irresistível, com camadas de maçãs macias e caramelizadas, um toque de mel para adoçar e a fragrância reconfortante da canela. Embora não haja uma história específica por trás da tarte de maçã, mel e canela, sua popularidade é uma prova da combinação harmoniosa desses sabores clássicos.

© 2024 Portugal XXI Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Optimeios